Produtores Comprometem-se em Diversificar as Tecnologias Agrárias

Os produtores da Província de Sofala comprometem-se em implementar as diversas tecnologias agrárias que irão ser disseminadas pelos extensionistas na presente campanha agrária 2017/2018.
O facto foi dado a conhecer na apresentação da mensagem da União Provincial dos Camponeses de Sofala (UPCS), apresentada na cerimóniaÂÂ do lançamento da Campanha Agrária que ao nível da província de Sofala, foi realizada no Posto Administrativo de Vùnduzi, Distrito de Gorongosa.
O evento que teve a participação de cerca de 3.000 pessoas, foi orientado por Américo da Conceição, Director Nacional de Veterinária em representação do Ministro do Interior, Jaime Basílio.
Para a presente campanha agraria a província de Sofala prevê produzir 2.633 mil toneladas de culturas diversas numa área estimada em 860 mil hectares.
Na ultoma safra, a provincia colheu 2527 mil toneladas num campo de 800 mil hectares.
O director provincial da agricultura e segurança alimentar de sofala, Adérito Mavie, assegurou que a instituição que dirige, vai colocar a disposição dos camponeses cerca de duas mil toneladas de sementes diversas.
‘’ Sofala vai prosseguir com a producao massiva de arroz, milho, tubérculos, feijões e outros produtos.Para que isso aconteça os produtores devem redobrar esforço no aumento de áreas de cultivo, visando o incremento da producao’’ apelou.
De referir que a província de Sofala vai recrutar 28 novos extensionistas, contra os actuais ÂÂ 145, que assistiram cerca de 74 mil camponeses na safra passada.Este aumento vai permir um incremento de camponeses assistidos em 90 mil produtores na presente campanha.
Discursando na cerimónia, o director nacional da veterinária, Américo da Conceição, reiterou que a agricultura vai continuar a ser a base do desenvolvimento do país, por isso somos chamados a aumentar a produção de alimentos para responder o crescente numero da população e também para a criação de riqueza e consequentemente erradicar a pobreza.
Contudo, o acto de lançamento da campanha agrária 2017/2018 em Sofala foi marcado também pela premiação dos melhores actores agrários 2016/2017, concursos desportivos, actividades culturais, cerimónia tradicionalÂÂ e uma Feira de Agro Negócios.

Artigos relacionados